Comentar
  • Oque
  • Como
  • Sede
  • Idealizadora
  • Participantes

O Projeto Formação de Líderes, criado em 2002 pelo Grupo Lwart, é um programa de treinamento que tem como objetivo desenvolver o espírito e o potencial de liderança, orientando a vocação natural e a visão empreendedora da juventude.

A adolescência é o momento da descoberta, da construção dos sonhos de vida e esse momento deve ser aproveitado. Conhecer a sua realidade local, conhecer as suas próprias potencialidades e, assim, compreender o próximo, pode trazer a tona líderes que façam a diferença onde quer que estejam.

O objetivo do Projeto é formar jovens comprometidos com o desenvolvimento social, que aproveitam as oportunidades criadas pelo programa de treinamento, para que possam implementar e vivenciar suas idéias aperfeiçoando suas habilidades e direcionando-as para o bem coletivo.

Para isso, as atividades de formação envolvem aulas teóricas-práticas sobre comunicação, política, técnicas de negociação, trabalho em equipe, planejamento, valorização individual (auto-estima, motivação, liderança), valorização do estudo, responsabilidade individual e raciocínio crítico.

A cada ano, são oferecidas novas vagas para o Projeto Formação de Líderes direcionadas aos estudantes das redes estadual e particular de Lençóis Paulista, onde, até 2011 atendeu a faixa etária entre 14 e 18 anos. O Projeto possui um programa de treinamento de dez meses, onde ao final, os jovens estão aptos a atuarem como multiplicadores nas comunidades.

Para 2012, nova faixa etária será atendida: 13 a 16 anos das redes municipal, estadual e particular.

Cada nova turma do Projeto Formação de Líderes participa de um programa de treinamento de dez meses com aulas que incentivam a participação, o aprimoramento pessoal e o desenvolvimento coletivo.

A programação inclui:

→ Técnicas de liderança desenvolvidas durante todo o programa, possibilitando vivências práticas dos conteúdos;
→ Incentivo para expressão verbal, abordada através de aulas de redação e cursos de como falar em público, postura, linguagem, entre outros;
→ Desenvolvimento da habilidade de análise crítica, com a realização de debates sobre temas atuais;
→ Oportunidades para conhecer os trabalhos de ONGs e entidades sociais, por meio de visitas, a fim de conhecer quais os problemas sociais da região, quem são os líderes que atuam e quais são os programas existentes para solucionar ou minimizar esses problemas;
→ A educação para a conscientização política é desenvolvida por meio de visitas à câmara de vereadores, palestras sobre a atuação do poder executivo e judiciário e aulas especiais sobre a História do Brasil.
→ Desenvolvimento Socioemocional.

O programa conta com coordenadores, professores e voluntários que atuam como facilitadores e auxiliam os jovens no processo da aprendizagem.

Conteúdo Programático:

Administração do Tempo
Argumentação e Pensamento Crítico
Auto-estima
Auto-imagem
Cidadania
Comunicação e Saber Ouvir
Correr Riscos
Debates
Ética e Preconceito
História Política
Influenciar pessoas
Inteligência Emocional
Juventude durante o século XX
Liderança
Metas
Motivação Pessoal e dos Outros
Negociação
Os 3 Poderes
Planejamento
Tipos de Poder
Tomada de Decisões
Trabalho em Equipe

Em 2001: um sonho, planejamento, persistência e parceria.

Em 2002: a Diretoria Municipal de Educação acolheu a idéia e cedeu espaço para as reuniões do Projeto Formação de Líderes.

Diretoria de Educação Diretoria de Educação Diretoria de Educação

Em 2003: um novo capítulo da história passou a ser escrito... Com o objetivo de reunir as atividades dos Projetos Sociais patrocinados pelo Grupo Lwart num único espaço, surgiu a necessidade de se ter um endereço fixo na cidade que fosse espaçoso, bem localizado e que atendesse as expectativas da época. O espaço escolhido foi o prédio da Rua XV de novembro.

Sede Antiga Sede Antiga

O primeiro prédio da Sede Social contou com espaço e recursos básicos (micros, telefone, mesas, internet) para a realização das aulas e reuniões, para que os jovens possdesem ter estrutura adequada para o desenvolvimento de suas ideias.Entre as diversas atividades desenvolvidas na Sede de Projetos Sociais acontecem: treinamento com os jovens do Projeto Formação de Líderes; atividades iniciais de ações promovidas pelos jovens para a comunidade; aulas de xadrez, entre outras.

Em 2008: o trabalho cresceu e novas oportunidades surgiram, dentre elas a possibilidade de ocupar um espaço maior para cuidar de tantos novos sonhos. Assim, a Sede de Projetos Sociais ganhou um novo espaço, agora com 600m2, para continuar essa história com novas possibilidades, conhecimentos e ações compartilhadas por muitas cabeças, muitas idéias e muita garra de todos que fazem parte deste projeto de mobilização social.

Nova Sede

Hoje, a nova estrutura conta com salas de aula climatizadas, salas para pesquisas, planejamentos e realização de eventos.

Sala de Treinamento Biblioteca Sala Junior

Localização

Veja no mapa de Lençóis Paulista a Sede de Projetos Sociais.

Mapa_local

Mapa da rota entre São Paulo e Lençóis Paulista.

Mapa_geral

Veja com mais detalhes através do Google Maps

No Brasil desde 1997, Sara Margaret Hughes, ex-diretora e hoje membro do Conselho de Administração do Grupo Lwart, foi conhecendo aos poucos a realidade de nossa juventude e percebeu que poderia dar a sua contribuição para o desenvolvimento dos jovens e da comunidade em Lençóis Paulista.

Inspirada em experiências de sua juventude nos EUA, Sara compreendeu como foi importante a oportunidade que ela teve de aprender e vivenciar conceitos sobre liderança, comunicação, negociação, trabalho em equipe e planejamento.

Sara acredita que, para o jovem aprender lições sobre aspectos políticos e profissionais é necessário a criação de oportunidades para que eles possam vivenciar e implementar suas ideias. Destaca que é fundamental o aprendizado pelo errar para acertar, pois isso possibilita ao jovem aumentar sua confiança e a probabilidade de obter sucesso no futuro.

As experiências que obteve na sua juventude mudaram para sempre sua visão sobre as diferenças no mundo e as complexidades da sociedade, o que certamente alterou seu entendimento e visão de futuro.

E essa visão de futuro despertou o sonho de contribuir para a transformação de outros jovens e mudar a percepção sobre as capacidades que eles têm de transformação, que são infinitas, e como podem influenciar positivamente a sociedade.

Rua Geraldo Pereira de Barros, 904 – Centro – CEP 18680-020 - Lençóis Paulista – SP | Fone: 14. 3264.8888 / 3264.1576

Produzido por AW7